ORI-SJ: Uma avaliação técnica,
com metodologia própria.

Quando começamos a maturar a ideia de criar um canal de vídeos na Internet, uma das temáticas abordadas seria justamente as avaliações de quais carros 4×4 têm mais singularidades e capacidades fora-de-estrada, seja ela trilha, expedição ou um passeio leve de final de semana.

Avaliar um carro é um assunto que pode seguir por vários caminhos e o nosso maior desafio era criar um sistema de pontos que não enveredasse para a seara pessoal, mantendo uma metodologia de dados técnicos mensuráveis, incluindo valores oficiais fornecidos pelos próprios fabricantes.

Nossa tabela Off Road Index (ORI) é bem concisa e segue uma somatória absoluta de 100 pontos, descrita a seguir:

SISTEMA 4x4 (20 pts)

4WD – 20 pontos
AWD – 15 pontos

Nota: AWD não possui 4×2 selecionável

T-CASE (20 pts)

2H – 5 pontos
4A – 5 pontos
4H – 5 pontos
4L – 5 pontos

PNEUS (10 pts)

HT/STR – 5 pontos
MT/AT – 10 pontos

VÃO LIVRE DO SOLO (5 pts)

A pontuação é calculada a partir da seguinte fórmula:

Altura (em cm) vezes 5;
Divide o resultado por 20:

Ex: 16cm de altura x 5 = 80 / 20 = 4 pontos

PROTEÇÃO (8 pts)

Peito de aço – 2 pontos
Protetor de cárter – 2 pontos
Protetor de T-Case – 2 pontos
Proteção lateral / caixa de ar / Rocksliders / Estribos – 2 pts

BLOQUEIO (15 pts)

Central – 5 pontos
Dianteiro – 5 pontos
Traseiro – 5 pontos

ÂNGULOS (20 pts)

A pontuação é calculada da seguinte forma:

Cada angulo é multiplicado por 6 e dividido por 45.

Ex: Angulo de entrada 37º, rampa 28º e saída 49º;
37º = (37×6)/45=7
28º = (28×6)/45=6
49º = 49×6)/45=5

Total da soma: 18 pontos

Nossa tabela USO-SJ (Categorização) é mais subjetiva e visa o balanço entre as categorias de uso trilha, expedição e dia-a-dia, com os seguintes pesos:

CONSUMO

Afeta mais carros para o dia-a-dia, mas também carros para expedições. Carros para trilha não dependem tanto de consumo para performance.

AUTONOMIA

Carros para trilha e expedição requerem autonomia por questões de segurança, deslocamentos em locais inóspitos e com escassez de combustível

SEGURANÇA

items como Airbag, ABS e controle de tração podem atrapalhar ou colocar em risco um carro de trilha. Veículos de expedição podem desligar esses items pontuais para situações específicas. Para uso do dia-a-dia quanto mais segurança, melhor, sempre.

OFF-ROAD

A capacidade de desenvolvimento 4×4 são relacionadas no dia a dia com o controle de tração e AWD/4WD em pistas molhadas, o engate para trilhas e expedições ou uso no campo.

CARGA

Veículos de expedição requerem capacidade de carga boa para evitar aumento de consumo, fadiga ou quebra de peças. Veículos de trilha e do dia-a-dia apenas se beneficiam da robustez para cargas

ROBUSTEZ

Quanto mais hostil o ambiente, mais robusto o veículo precisa ser. Muita eletronica, sistemas complexos de suspensão, motores tecnológicos e itens de segurança podem comprometer a robustez e a confiabilidade de um veículo em um ambiente de stress.

CONFORTO

Carros de expedição devem ser confortáveis pelo motivo dos grandes e longos deslocamentos, estradas diversas. Carros do dia-a-dia também requerem um conforto para engarrafamentos e trechos rotineiros.

SUBJETIVO

A pontuação Subjetiva SJ é o valor que decidimos aplicar para os veículos considerando suas características, dados técnicos, funcionalidade, praticidade e a resposta do veículo para o nosso teste.

Ranking ORI-SJ

Confira abaixo a lista dos carros testados pela Sala Jipe. Clique no nome do carro para ver a avaliação completa em nosso canal!

Title

83%

Title

67%

  0-10       Veículo urbano
   11-30     Off-city e passeio leve
   31-60     Expedição e trilha
   61-70     Trilha pesada
   71-100   Competição 4×4

Seu carro na ORI-SJ?


Quer testar seu carro com a Sala Jipe, ver como ele se comporta e ajudar a aumentar nosso banco de informações para outros jipeiros?

  MANDE UM EMAIL PARA A GENTE!

Tabela de USO-SJ

A tabela tem uma fórmula de variação de notas que a Sala Jipe avalia; valores subjetivos de acordo com a nossa percepção pessoal. Os membros da Sala Jipe dão suas notas e então tabela de uso é formada com a média das notas entradas e a porcentagem total dividida nas três categorias. Quanto mais próximos os valores se apresentarem (33% cada) mais balanceado o carro é para as três situações. O quanto mais o carro se especializar em uma direção, menos compatível o carro será nas outras categorias. Não existe aqui um carro melhor do que o outro; existe carros mais balanceados para o uso geral e carros mais específicos para o uso dirigido.

Confira abaixo a lista dos carros testados pela Sala Jipe. Clique no nome do carro para ver a avaliação completa em nosso canal!


TRILHA
33%

EXPEDIÇÃO
35%

DIA-A-DIA
32%

TRILHA
38%

EXPEDIÇÃO
35%

DIA-A-DIA
27%
Mais avaliações em breve!