No episódio de hoje na Sala Jipe, trouxemos dez dicas essenciais para ajudar a sua decisão de escolha e compra do seu 4×4.

E nada melhor do que estar cercado por todo tipo de jipe, para falar de jipe 🤙

Para falar sobre esse tema vamos colocar 10 pontos que consideramos importantes para a sua escolha, lembrando que não queremos induzir você a comprar um ou outro jipe, pois não há o jipe perfeito para comprar, mas sim o jipe mais adequado ao seu perfil e ao propósito que voce pretende utilizar.

Esses pontos são baseados em nossa escolha pessoal, experiência e valem como uma sugestão para quem não conhece muito sobre 4×4 e off-road, mas tem vontade de comprar um jipe e sair por aí a explorar!

*Diesel mais barato? Pois é quando a gente gravou o diesel estava 10% mais barato que a gasolina. O diesel brasileiro É mais barato, mas não ESTÁ mais barato no momento. A tendência de mercado é voltar aos patamares anteriores.

E quais são as 10 coisas mais importantes que você precisa saber antes de escolher o seu 4×4 – seja ele o seu primeiro ou o seu próximo off-road?

1 / Propósito de uso de um carro 4×4

Pra que você precisa de um 4×4? Trabalho? Começar a explorar lugares diferentes? Fazer algumas trilhas? Apenas ter um carro grande para se sentir seguro no transito?

A busca por um 4×4 envolve muita pesquisa e curiosidade. E nem sempre o seu primeiro carro vai ser o que você imaginava. Não existe o carro perfeito que faz tudo com excelência. Pesquise, entenda um pouco da dinâmica dos carros, da sua real necessidade.

As vezes a sua idéia de 4×4 é completamente diferente da sua necessidade por um 4×4. Escolha o seu ou seus objetos de uso e busque por um que vá atender melhor àquilo a que se propõe, ciente de estar abrindo mão de outros atributos que o credenciam para outros fins, sejam eles dia a dia, viagens longas, passeios, trilhas, expedições ou overlanding.

Ou seja, caso você escolha um 4×4 de uso diário na cidade e para passear por estradas de terra nos finais de semana, você não precisará de modificações ou equipamentos necessários para fazer uma trilha mais pesada.

Por outro lado, a sua escolha pode ser ter um 4×4 preparado para enfrentar qualquer terreno e trilhas variadas ou ainda montar um 4×4 para viagens ou expedições. Com isso o custo do veículo, equipamentos, adaptações e eventuais melhorias acontecerão conforme sua escolha.

2 / Para quê serve (e o que é) tração, reduzida, bloqueio, roda-livre?

Um carro 4×4 pode receber força nas 4 rodas ao mesmo tempo, possibilitando maior chance de fazer o carro andar em situações onde uma ou mais rodas perdem aderência.

As alavancas ou botões presentes em muitos deles podem servir pra ligar a tração nas 4 rodas, ligar a redução (que aumenta a força do carro), bloqueios que melhoram a distribuição da tração entre as rodas ou sistemas inteligentes que fazem escolhas pelo condutor.

E o que é tração 4×4?

Existem situações fora de estrada que só uma tração traseira ou dianteira não é suficiente para movimentar seu carro. Não é questão de potencia e sim da fisica básica: inclinação, uma roda presa ou suspensa.

Terrenos irregulares requerem muito mais dinâmica para serem transpostos e isso inclui a redução (que é transformar a velocidade em força), bloquear as rodas para girarem ao mesmo tempo e não perder tração quando se precisa.

Ter tração nas quatro rodas faz com que um veículo para uso fora de estrada possa superar obstáculos como lama, alagados, cascalhos, subidas ingremes e erosões. O veículo pode ter tração integral ou por acionamento manual ou automático.

Nos carros com tração integral o motor joga força nas quatro rodas o tempo todo sem que voce precise acionar a tração. Já nos veículos de acionamento manual você terá que acionar um botão ou uma alavanca antes de enfrentar o obstáculo.

Em alguns veículos mais antigos que possuem a chamada roda livre, você terá que descer e acionar a tração dianteira antes de engatar a 4×4. Nem todos os veículos possuem redução ou bloqueios, essas são soluções mecânicas que ampliam ainda mais a capacidade de uso de um 4×4.

A redução deixa o carro ainda mais forte, multiplicando a força produzida pelo motor, ajudando o motorista a controlar melhor o veiculo em descidas ingrimes ou permitindo carregar mais peso em algumas situações.

Já o bloqueio ajuda em situações onde uma das rodas fica no ar ou na lama, puxando toda a força do motor e tirando a força da outra roda. O bloqueio trava essa roda que esta rodando sem tração e redistribui a força do motor para as rodas que podem tracionar.

Enfim, a tração, redução e bloqueio te permite sair de enroscos ou obstáculos mais complicados, sem estragar o carro ou com uso de outros equipamentos.

Os locais onde pretende ir e o uso que você vai dar para seu veículo será determinante na escolha do veículo. Talvez você precise apenas de um 4×4 básico sem reduzida. Com isso você vai gastar menos na compra e na manutenção.

Analise bem essa questão! Ter uma reduzida em um 4×4 é ótimo porque te dá uma força a mais no seu motor e mais controle na hora de passar por algum obstáculo. Bloqueios só servirão se você for usar o carro em trilhas e em locais com erosão e pisos bastante desnivelados.

3 / Comprar um 4×4 original ou um modificado?

A depender do uso que vai dar ao carro, pode ser interessante mantê-lo original ou fazer modificações para aumentar sua capacidade no fora de estrada, seja por meio de proteções (inferiores, parachoques e snorkel), pneus mais agressivos, elevações de suspensão, capacidade de carga, conforto para viagens, fins estéticos etc.

Quanto mais modificado, mais especializado o carro tende a ficar.

Um 4×4 original vai te permitir enfrentar obstaculos ou ser utilizado de acordo com que o fabricante apresenta, ou seja, se você escolher um 4×4 que foi projetado para ser utilizado a maior parte do tempo em cidades, como os conhecidos suvs, e que tem uma pegada para passeios de finais de semana por fazendas ou estradas de terra, não espere ou enfrente obstáculos mais agressivos, pois você pode danificar o veículo e o custo de reparo pode ser bem elevado.

Se a escolha for um 4×4 já modificado e com equipamentos você poderá ser mais ousado e enfrentar obstáculos mais complicados, lembrando que toda a preparação não impede que vc atole e precise de ajuda para sair do enrosco.

Por isso é importante que você nunca entre numa trilha mais complicada sozinho, esteja sempre com outro veículo 4×4 te acompanhando.

Você pode pensar também e escolher um 4×4 original e ir equipando ou modificando aos poucos. Neste caso esteja atento para quais as possibilidades de modificações que o veiculo pode vir a receber. Por exemplo, não sera possível colocar pneus grandes e agressivos se ele não puder receber pneus maiores ou mesmo que a suspensão possa receber um lift de carroceria aumentando a distância do solo. Lembrando que existem muitos equipamentos para transformar seu 4×4 original em um modificado e o custo disso pode ser muito elevado, mas certamente ele te recompensará quando você for fazer uma trilha ou superar obstáculos que ele não superaria se estivesse com aquele pneuzinho original.

Comprar um carro original e modificar é o sonho de qualquer jipeiro. Dá muita dor de cabeça e involve muito tempo e dedicação. Mas o resultado final é animador!

Por outro lado, comprar um carro já pronto e preparado evita todo esse desgaste fisico e emocional de montar esse quebra cabeças. Vale o bom-senso e a sua disponibilidade de tempo, dinheiro e força de vontade. As vezes uma solucao pronta é muito mais pratica e fácil.

Vários modelos de 4×4 darão a possibilidade pra você modificar ele ou não. Mas tenha em mente que o veículo original estará sempre mais confiável do que um modificado, mesmo esse sendo modificado por profissionais especializados. As modificações devem ser feitas de acordo com suas necessidades.

Não faça modificações sem consultar um profissional ou fazer uma pesquisa antes para saber se essa modificação te trará um benefício ou problemas.

Uma dica, só faça modificações no 4×4 se for para agregar segurança, confiabilidade e praticidade.

4 / Diesel ou Gasolina?

Esse é um dos temas mais polêmicos no mundo 4×4, você achará diversas opiniões sobre o tema, inúmeras planilhas comparando um com o outro, mas não deixe de avaliar o que melhor atende aos seus interesses.

Para quem anda muito com o 4×4 e não se importa com conforto e com barulho o diesel pode ser uma boa opção. Mas não se engane que o motor diesel te trará economia imediatamente só porque o diesel geralmente é mais barato que a gasolina.

Diesel tem maior custo de aquisição e manutenção, mas são normalmente mais econômicos, têm maior autonomia, maior capacidade de carga e mais facilidadede revenda. A manutenção do motor diesel é bem cara em relação ao motor a gasolina. Então, novamente pesquise bem antes pra saber o quanto e como você usará o 4×4, para que você possa ter um 4×4 útil pra você e pro seu bolso.

Gasolina consomem mais, mas implicam menor investimento inicial, menor manutenção, menos preocupação com a qualidade do combustível em viagens e são mais adequados a quem roda menos e preza por mais conforto em termos de ruído e vibração. O motor a gasolina te dá mais conforto ao dirigir porque ele ser menos barulhento e ser mais firme quando está em uso, diferente do diesel que balança normalmente mais do que o a gasolina. O brasil ainda tem um estigma muito forte da divisao entre gasolina para carros e veiculos pequenos e diesel para caminhoes e serviços pesados.

E muita gente torce o nariz para diesel: manutenção cara, seguro caro. Tem gente que nao gosta do cheiro de diesel queimado, tem gente que nao gosta de barulho de motor a diesel. Tem gente que ainda prefere o ronco suave de um v6 ou nao gosta da vibração do diesel.

A diferença, no final não é apenas sobre consumo, mas sobre como você vê esses dois combustiveis.

5 / Quais são os custos específicos de um 4×4?

Você poderá avaliar qual o 4×4 que possui um custo de manutenção mais condizente com o seu orçamento, mas é importante saber que a manutenção de um 4×4 é sempre necessária pois a exigência do conjunto mecânico é maior quando você utiliza em situações mais agressivas.

O uso no fora de estrada agrega cuidados especiais como a troca periódica de óleo e filtros. Trocar dentro das especificações do fabricante é a melhor escolha. Mas é importante conferir a lubricação de cardãs, eixos e a condição do óleo de lubrificação de cambio, redução e diferenciais, que podem ter sido contaminados com água durante uma travessia de rios, alagados ou lamaçal.

A lubrificação é um ponto muito importante na manutenção e não fazer isso pode implicar em danos a componentes sensíveis do motor, podendo aumentar bastante o custo dos reparos quando isso não for observado. Importante lembrar que o uso em condições de trilha expoem mais o 4×4 e você precisará estar preparado para eventuais danos mecanicos e principalmente estéticos.

Se você valoriza uma pintura brilhante sem riscos, certamente trilhas em locais com mato alto ou galhos não é o lugar certo para o seu 4×4. E o seu 4×4 certamente terá marcas e cicatrizes mas todas elas representam muitas lembranças de diversão e aventura.

Outro ponto importante é o seguro do seu 4×4. Veículos a diesel geralmente possuem valor maior que os a gasolina, da mesma forma as caminhonetes são mais caras que os suvs. No caso de um eventual dano ao veículo durante uma trilha, não adianta procurar o ressarcimento via seguro, pois as seguradoras não cobrem danos em condições adversas como trilhas.

4×4 significa mais componentes em um carro. E mais peças significa mais chances de quebrar, certo?

Errado!

4×4 é uma forma de dividir a força do carro para os eixos e todas as rodas, no final tem menos desgaste e menos força estressando algumas peças.

A manutenção pode ser mais cara se levar em conta troca de oleo para um eixo a mais, ou então a caixa de transmissão. As peças sao maiores também. E mais material para fazer, mais peso, mais gastos. Você aumentará um pouco o orçamento no consumo de combustível e na manutenção de um 4×4.

Dependendo do uso que você dará pro 4×4 os pneus vão ser maiores e mais caros, por ser mais específicos e maiores que os normais.

6 / Câmbio manual ou câmbio automático?

Manual é mais robusto e proporciona o prazer de explorar suas habilidades como motorista.

Automático traz mais conforto, trocas mais precisas, mais segurança e controle na transposição de obstáculos.

Deixar o carro morrer em um barranco longo ou de grande inclinação pode ser muito perigoso. Para quem gosta da sincronia e do controle constante de dirigir um carro, o câmbio manual é a melhor opção.

Além disso, o cambio manual te dá uma segurança maior nas trocas das marchas e a manutenção será mais fácil e mais barata.

O câmbio automático por sua vez é mais confortável para dirigir e te dá uma certa segurança por ele definir pra você qual marcha irá ser acionada no momento certo. Mas por ter uma manutenção mais cara, a depender do uso que você dará pro seu 4×4, o câmbio automático pode te trazer problemas com alguma manutenção de emergência que possa vir acontecer em algum local mais afastado da cidade grande.

Câmbio automático, por incrível que pareça, tem maior durabilidade e menos manutenção que um mecânico.

As vezes em uma trilha tudo o que você não precisa é se estressar em não virar o carro não bater em uma arvore ou afundar na lama. E ainda se preocupar em deixar o carro morrer porque soltou a embreagem errado ou nao acelerou o que precisava?

Automático resolve.

Ao mesmo tempo você dirige há anos, embreagem é uma extensão do seu corpo e não tem problema algum em fazer controle de embreagem com o carro em um barranco de 45º.

Enfim, é um assunto bem pessoal 🙂

7 / Tipos de suspensão em um carro fora de estrada

Os 4×4 podem ter dois eixos rígidos, suspensão independente nas 4 rodas ou eixo rígido na traseira e independente na dianteira.

Os eixos rígidos são mais robustos e permitem que a suspensão copie melhor o terreno irregular, mas acompanham pior conforto e estabilidade. Os eixos rígidos são menos confortáveis porque trabalham mais fixos no chassi fazendo que a carroceria balance mais. Na manutenção, os eixos rígidos são mais fortes e dão menos problemas. Os eixos rígidos deixam o carro muito mais elástico para trilha, copiando e lendo o terreno durante uma trilha de forma muito mais estável do que a suspensão independente. Mas o quanto mais o eixo consegue trabalhar em uma trilha pior fica sua dirigibilidade e estabilidade no no asfalto.

A suspensão independente é mais confortável, tem mais estabilidade em estradas e velocidade mas apresenta um menor curso, limitando transposições de obstáculos mais acentuados. A suspensão independente tem mais peças (bandejas, pivôs, buchas) que podem apresentar problemas. Carro com suspensão independente possuem homocinéticas que são mais difíceis de customizar. Os carros de homocinetica possuem suspensão mais otimizada para conforto e estabilidade, mas na hora de levantar a suspensão qualquer alteração mais extrema pode causar desgaste prematuro e forçar o sistema de tração mais do que foi desenhado.

O eixo rígido com suspensão independente é uma mistura dos dois mundos: a traseira do veículo fica mais rígida e suporta maior carga e trabalha melhor em situações extremas. a suspensão independente na dianteira busca conforto para a cabine (uma vez que o peso dianteiro não é muito afetado), melhor controle de direção e estabilidade na hora de conduzir. Para o conforto, ao dirigir por muito tempo, as suspensões independentes e as mistas (independentes na frente e eixo rígido atrás) são bem melhores que os eixos rígidos na frente e atrás. Elas trabalham melhor nas superfícies irregulares com a suspensão dianteira “lendo” o terreno e estabilizando a carroceria com maior eficiência.

Nem todo 4×4 tem eixo rigido. Alguns tem tração electronica, independente, controladas por uma central. Toda vantagem tem sua desvantagem: carros de eixo rigido podem enroscar as ‘bolas do diferencial’ em pedras e facões na trilha.

8 / 4×4 não sobe parede!

Cada carro tem suas aptidões e limites. E um 4×4 não é um tanque de guerra.

Tração nas quatro rodas pode sequer significar capacidade para o fora de estrada, podendo visar apenas mais aderência no asfalto.

E mesmo que o carro seja preparado, força não vale de nada sem controle. É preciso saber usar as capacidades, conhecer os limites e os cuidados pra preservar o equipamento.

Praticamente qualquer carro com a dose certa de velocidade e brutalidade pode ultrapassar obstáculos no fora de estrada, mas só os preparados e bem pilotados o fazem com elegância e segurança.

O maior erro de quem compra um 4×4 é a idéia de que o carro consegue transpor qualquer obstáculo. Lembre-se de que 4×4 é um carro um pouco mais alto do que um veículo normal, e que a tração ajuda, mas o bom senso, experiência e técnica são imprescindíveis para não se frustrar na primeira investida contra um terreno adverso, como um gramado molhado, uma pista de lama escorregadia ou até mesmo uma rampa de paralelepípedos com chuva.

Você terá que aprender a usar e saber quando for a hora de acionar a tração nas quatro rodas, a reduzida e até os bloqueios quando for necessário.

Dependendo do uso que você dará para seu 4×4 é preciso reforçar ou trocar algumas peças para que seu carro tenha uma capacidade acima do dimensionado originalmente.

9 / O que conferir na hora de comprar o seu 4×4

Primeiramente um veículo 4×4 é um carro. E isso requer todos os cuidados que qualquer carro precisa ter: revisões, manutenção programada, troca de óleo, filtro, correias, calibragem dos pneus.

Os 4×4 trazem especificidades em relação aos itens presentes nesse tipo de carro. O uso normal ou mesmo o uso extremo sem a manutenção preventiva e corretiva adequadas podem gerar danos cujo custo de reparação pode ser alto.

Um carro que “nunca fez trilha” pode ter um histórico de negligência nessas manutenções específicas e ser pior que o que foi usado em trilhas mas bem mantido.

Na hora de fechar negócio o ideal é contar com o serviço de avaliação pré compra de uma oficina especializada.

A primeira coisa a se conferir em um 4×4 é a mecânica geral do carro (motor, cambio, caixa de tração, eixos, chassis). Os eixos e tração devem ser vistoriados e testados antes de comprar. Se o carro tem acionamento de 4×4 por botões ou automático por alavancas (uma Mitsubishi TR4 por exemplo) verifique se a tração demora muito para engatar (as luzes de painel do 4×4 ficam piscando mas não ficam constantemente acesas).

Teste a tração em um terreno um pouco acidentado ou em superfície lisa com alguém verificando do lado de fora para ver se quando acionada a tração todas as quatro rodas estão girando. Se não tiver condição de testar em local acidentado, leve em um mecânico, levante em um elevador e verifique se as quatro rodas giram engrenadas.

Se o carro tiver o acionamento da tração dianteira por roda livre, teste ela em uma subida se possível pra ver se existe algum barulho na frente. Isso pode ser que a roda livre esteja desacoplando.

A parte elétrica é fundamental nessa avaliação. Um carro que tenha eletrônica para controle de motor e tração geralmente possui uma central no assoalho do carro ou embaixo do painel. Se o carro submergiu mais do que deveria esses eletrônicos podem ter molhados e, apesar de não estragar na hora, podem apresentar corrosão e problemas no futuro.

Veja se existem pontos de ferrugem no chassis – geralmente aparecem em algum amassado ou impacto forte de pedras que arrancam a pintura. Avalie se o chassis tem soldas irregulares, não lineares: significa que o chassis pode ter rachado ou até mesmo encurtado ou recortado. Verifique se há pancadas ou amassados nos eixos e vazamentos grandes no motor, câmbio e caixa de tração.

Se você conhece um mecânico que trabalha com veículos 4×4 e existe a possibilidade de levar o carro ate ele para uma avaliação ou então levar o mecânico ate o carro, faça isso. Um profissional consegue achar problemas e potenciais riscos em segundos.

Existem detalhes específicos que mostram se o carro foi muito exigido, se houve danos em alguns componentes ou então até se há agua nos diferenciais.

10 / Ao comprar um 4×4, você entra para uma nova família

Existe um sem fim de grupos e clubes de 4×4 para todos os gostos e estilos.

Não vão faltar opções para você conhecer mais sobre a sua viatura ou estilo de uso, seja em encontros ou na internet.

Ter um grupo de amigos para fazer uma trilha ou um passeio de final de semana é uma experiência infinitamente melhor.

Primeiro pela segurança, pois sozinho você pode ter uma pane ou ficar preso em um enrosco sem ajuda ou sinal de telefone. Com amigos você tem menos preocupações e mais diversão. A conversa no radio, o churrasco na beira de um riacho. Um estilo de vida prazeiroso e que não tem comparação.

O mundo dos 4×4 possuem pessoas de todos os tipos, que vivem um gosto que é o de terem veículos off-road. A maioria gosta de aventuras que o os 4×4 podem proporcionar e vivem com a “marca” do 4×4 como estilo de vida.

Mas uma coisa é bom ser dita é que quem usa um 4×4 pode contar uns com os outros na hora de alguma dúvida, emergência ou ir para alguma aventura. Existem vários grupos e fóruns que falam sobre os 4×4.

Você com certeza achará um grupo que terá as mesmas afinidades que você tem e que usam o 4×4 da mesma maneira que você usa! Aqui na Sala Jipe teremos o maior prazer em te apresentar tudo sobre o assunto. Inscreva-se e participe, diga sobre quais carros ou assuntos do mundo 4×4 quer saber mais, a sala é sua!

Ainda tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre algum assunto especifico que nao foi abordado nesses pontos? Deixa um comentário ai embaixo. Vamos continuar essa conversa, que é um assunto sem fim!

Ralph

Ralph

Direto de Londres para a Sala Jipe.

Deixe um comentário